OPERAçãO REDENTOR

FAB coordena chegada de autoridades para o BRICS pela Base Aérea do Galeão

A recepção das comitivas começou na sexta-feira (04/07). Neste domingo (06/07), a Instituição deve receber outras sete delegações
Publicada em: 06/07/2025 11:45
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Ten Luana Oliveira e Ten Fernanda
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Scarlet

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a recepção das primeiras delegações internacionais participantes do BRICS na Base Aérea do Galeão (BAGL), que deve acolher cerca de 15 comitivas estrangeiras durante o evento. Para garantir a segurança e a fluidez das operações, foi montado um esquema especial de logística e proteção, envolvendo mais de 600 militares. A estrutura foi planejada sob a coordenação do Comando de Preparo (COMPREP) e do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), com o objetivo de assegurar o mais alto padrão de profissionalismo no acolhimento dos chefes de Estado e suas equipes.

A recepção das comitivas começou na sexta-feira (04/07), quando pousaram em solo brasileiro o Presidente da Nigéria, Bola Amed Tinubu e o Primeiro-Ministro da Etiópia Abiy Ahmed Ali. Já no sábado (06/07), chegaram ao Rio de Janeiro os Primeiros-Ministros da Malásia, Anwar bin Ibrahim; do Vietnã, Pham Minh Chinh; da China, Li Qiang; e da Índia, Narenda Modi, além dos Presidentes da Indonésia, Prabowo Subianto; e da Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço. Neste domingo (06/07), estão previstas as chegadas de outras sete delegações.

Uma sala de comando e controle foi instalada na BAGL para gerenciar o fluxo de entrada e saída das aeronaves. O Comandante da Organização Militar, Coronel Aviador Marcell Barros de Paula, destacou que os preparativos foram iniciados em abril.

“Foram realizadas reuniões frequentes com o Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, empresas de apoio às aeronaves, a administração do Aeroporto Internacional do Galeão e unidades da Força Aérea Brasileira responsáveis pelo controle do tráfego aéreo. Esse esforço conjunto permitiu um alinhamento preciso entre todos os órgãos envolvidos, assegurando eficiência, fluidez e segurança ao processo”, afirmou o Oficial.

Um robusto esquema de segurança foi estabelecido na BAGL para recepcionar as comitivas. Estão sendo realizadas revistas rigorosas de veículos, com foco na detecção de artefatos, além do controle de acesso por meio de credenciamento. Há ainda sistemas de proteção antidrone, o emprego de cães farejadores, atiradores táticos de precisão posicionados em pontos estratégicos e patrulhamento constante em toda a área da Base.

Após saída da Base, as comitivas são acompanhadas por equipes de batedores da FAB, das demais Forças Armadas, da Polícia Federal, ou da Polícia Rodoviária Federal, em uma atuação sinérgica e coordenada. A FAB integra o Comando Operacional Conjunto Redentor, composto pelas três Forças Armadas e ativado para garantir a segurança do evento e da sociedade carioca. O trabalho reforça o compromisso do Brasil com a comunidade internacional ao sediar o evento de importância além de suas fronteiras. 

Fotos: Asp Tomita / III COMAR